12 junho 2014

A última carta de amor - Jojo Moyes

(Essa imagem não é da minha autoria, só os efeitos)

Holla!
Bom, A última carta de amor não é um dos 8 livros que eu comprei sábado, eu ganhei no meu aniversário (Foi dia 18/05) de Lu, nossa postadora linda aqui do blog. A foto da capa e outra foto está no fim do post.
A orelha do livro:

"Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos á sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por 'B', e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer, durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - Em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar 'B', e nem desconfia que ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.
Com os personagens realísticos, complexos e uma trama bem elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perdas de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico."



Esse livro é realmente muito bem elaborado, tem cada reviravolta que eu tinha que parar e reler o último parágrafo para entender.
Agora, tenho que admitir que no início do livro eu não gostei. ão entendi nada, não explicou quem era quem, jogou a história de vez na nossa cara, e nós temos que nos virar para entender o que está acontecendo. Enfim, não gostei inicialmente. Mas eu me forcei a continuar lendo na esperança que melhorasse, e Deus, como melhorou! Lá pra um pouquinho antes do meio, já estava completamente envolvida com a história.
Quanto aos personagens, eu tive mais contato com Jennifer. Não que eu não tenha gostado da Ellie, apesar de ter ficado com muita raiva dela, eu torci pra que as coisas se resolvessem no final.

Mas o que me deixou um pouco incomodada, apesar de ter adorado a história, foi a falta de referências e informações, porque quando um capítulo iniciava, não havia nenhuma informação dizendo que época era, por isso eu levava um tempão até perceber.
É porque esse livro pula de época para época. Literalmente. O livro começa depois do acidente, pula para antes do acidente, volta para depois do acidente, vai para a história de Ellie(A parte de Jennifer se passa em 1960 e a de Ellie em 2003, quando Jennifer já está velhinha), depois as histórias se colidem e por aí vai... E como você pode ver era realmente MUITO necessário ter alguma "pista" para nos localizar no livro, porém não tem o suficiente para nos fazer começar a ler um capítulo com plena certeza da época em que estamos.

Apesar dos problemas acima, o que me fez adorar o livro foi esse nervoso constante de saber o que vai acontecer. Quando você acha que entende, a história dá uma reviravolta enorme! Algumas me fizeram rir de felicidade, outras me fizeram gritar com os personagens (Sim, eu falo com os personagens dos livros que eu leio, pena que nenhum me responde) e outras me fizeram chorar.
Olha, eu não gosto de livros melosos como esse aparenta ser, só pelo título, mas esse é bom. Foi um dos únicos livros romance-romance-romance-e-nada-mais-que-romance, que eu gostei de verdade.
Sabe aqueles livros que você olha a capa, lê a contracapa e abre se preparando para os montes de purpurina que vão cair? Daqueles que transbordam mel? Muitas pessoas me disseram que esse livro parece ser assim, mas não é. Talvez seja só um pouquinho, mas um pouco de amor faz bem pra nossa vida, né?

(A capa lindona), (OBS. Foto da minha autoria, se pegar credite)

(Amei essa frase!), (OBS. Foto da minha autoria, se pegar credite)

Concluindo, é bom. Sério. Bom mesmo. Adorei o final, o fato de deixar uma parte subentendida (Uma partinha. Se fosse todo o final eu não ia gostar nem um pouco!), amei a capa, que é muito bonita...
É isso, se lerem, me contem o que acharam!

Sumi...
                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário